Micro-traição?
Normalmente as grandes acções de traição mais debatidas entre os casais são: relações íntimas, troca de mensagens ou fotos de teor sexual. Porém existem pequenas ações consideradas “inocentes” e por vezes iniciadas de forma inconsciente que pode impactar igualmente como as ditas “traições”.
Cada relacionamento tem as suas regras. E alguns comportamentos podem ser considerados traição para uns e para outros não.
A verdade é que certas ações podem ficar na zona cinzenta e não deixam de geram desconforto independentemente do tipo de relacionamento.
O uso de redes sociais e canais de comunicação como Whatsapp, Telegram, Instagram, etc, tornaram esse comportamento bem mais óbvio.
Micro-traição, começa…
Acredita-se que a micro-traição começa quando as necessidades emocionais e/ou sexuais não são preenchidas dentro do relacionamento. Um exemplo dessa lacuna, pode revelar-se na necessidade de ser desejado por uma certa pessoa. Isso pode revelar ausência de desejo ou atração dentro do relacionamento.
A micro-traição não deve ser confundida com atração. Sentir atração por outras pessoas é normal mesmo em relacionamentos sólidos. Isso precisa ser normalizado, certo?
Tudo o que se faz depois com essa atração é que pode ser questionável.
A micro-traição pode ser definida como aquele tipo de comportamento que sabemos que causará desconforto ao nosso parceiro/a, temos na mesma e escondemos.
Inexistência de comunicação aberta, tabus, pouca apreciação mútua, pouco ou quase nenhum tempo de qualidade, por exemplo, podem estar na origem desse comportamento.
Muitas vezes é um assunto extremamente difícil de discutir quando o casal não tem a mesma perspectiva sobre a acção/comportamento, uma vez que varia de acordo ao sistema de crenças e valores de cada um.
A linha que separa aquilo que é a liberdade do outro e os limites do relacionamento pode ser muito ténue.
Que comportamentos?
Listarei um conjunto de comportamento que podem ser considerados como “micro-traição” ou até mesmo para alguns, certas acções já seriam consideradas como traição.
Tal qual referi acima, o conceito pode variar de acordo as regras e aos tipos de relacionamento. Portanto, sente-te livre de identificar situações que se possam aplicar ou não ao teu relacionamento.
A lista pode ir longe. Partilha em baixo mais comportamentos que consideres como “micro-traição“.
O que fazer?
Primeiramente, comunicação, comunicação, comunicação¸ comunicação e respeito, acima de tudo.
Estes 2 conceitos são falados de forma leviana e mal praticados pela maioria.
Uma comunicação transparente, sem medos e vinda de coração, funciona quando as duas partes estão dispostas a fazer dar certo.
Então, esse é momento de reavaliar se ambas as partes partilham o mesmo sistema de valores.
Vale a pena um relacionamento em que os valores estão constantemente em colisão?
Em seguida, vem o respeito.
Respeito para considerar as atitudes que magoam o outro ou respeitar que outra parte tem valores diferentes do teus e que eventualmente o relacionamento não se sustentará.
Conversa com a tua cara-metade, mostra este artigo. E partilha aqui a tua opinião.
Já foste vítima ou culpada/o destes comportamentos?
4 respostas
Cada relação tem o seu ADN, a sua dinâmica própria. Eu diria que não há certo e nem o errado, para não entrarmos no campo de julgamentos. Para alguns casais o uso das ditas micro traições é até capaz de apimentar a relação ( estranho but existe) e para outros é um sinal de quebra de alguns pilares essenciais, como por exemplo a confiança na/o companheira/o. Concordo contigo, uma possível “solução “ passa pela comunicação saudável e auto conhecimento . As micro traições podem revelar gavetas internas que precisam de organização.
É mesmo isso. Gavetas internas que precisam de organização. Usas esses sinais para auto-conhecimento é power!
Belo texto !! Quando se fala em micro traição considero ser importante percebermos a definição que cada um dá ao termo “ocultação” . A maior parte dos problemas advém desta pequena palavra … até porque o que intriga o ser humano é: “se não existe problema , então porquê ocultar?” .
Muito bem 👏🏼
Exacto! Grande questão: “…porquê ocultar?”