O fim! Finito! The end!
Terminar um relacionamento é díficil. Difícil, doloroso, cruel até. Ao ponto de muitas pessoas preferirem ficar em um mau relacionamento do que enfrentar a dor do término. Ficar longe do nosso ex não é fácil para ninguém!
Existem diversas teorias sobre a dificuldade de superar os nossos exs. Umas teorias dizem que a energia sexual pode permanecer em nós por pelo menos 6 meses, outras dizem que seria o ego resistindo a rejeição ou negociando uma forma de reconciliação com o ex, por outro lado a ciência sugere que tem haver com a oxitocina (hormona do amor) que pode gerar obcessão.
Talvez seja um pouco de tudo. O que achas? Diz-me nos comentários.
A explicação mais simples seria além dos sentimentos que nutrimos pelo outro, é boa e velha rotina. Quando essa rotina é rompida abruptamente é tenebroso. O nosso cérebro que estava habituado ao looping da rotina do relacionamento, ele não sabe lidar com separação.
Sofremos daquilo se chama em tradução livre “ansiedade da separação”. O nosso cérebro quer ansiosamente se unir novamente aquilo que se separou”, ele quer fugir de lidar com a dor, daquilo que é diferente, o cérebro não quer lidar com aquilo que não está habituado.
Com isso, podemos experienciar dores muito profundas na separação, quase que físicas. E é nesse momento que precisamos de trabalhar em nós. No nosso LUTO.
O meu ex “morreu” – O LUTO
Primeiramente, precisamos entender o conceito do luto. Em uma separação, os psicólogos e especialistas de relacionamento dizem que passamos por um processo de luto. Porque é uma quebra imediata de vínculo muito significativo para nós. É muito semelhante a morte de alguém. Neste caso, a morte de um relacionamento.
E para aceitação desse término passamos por um “luto”. Toda gente que perdeu um ente-querido sabe o quanto é difícil aceitar ou superar a perda. Questionamos, queremos ressuscitar o nosso ente querido.
Ao entender o processo de perda, da dor, dificilmente teremos recaídas e querer voltar para o relacionamento que não nos fazia bem.
Quem não gostaria de ressuscitar um ente-querido? Relacionamentos quebrados não podem ser ressuscitados. Precisamos de aceitar isso e seguir em frente. Talvez um outro relacionamento, com a mesma pessoa, em um outro o momento. Este, já foi! Precisamos aceitar!
Portanto, vamos começar o luto.
(Para breve teremos um artigo sobre em que situações podes considerar a voltar para um ex)!
As fases do luto
Neste sentido, ilustro abaixo as diferentes fases do luto de um fim de relacionamento e o tipo de mindset dessas fases para que consigas entender as tuas emoções e pensamentos.
Entender cada fase é primeiro passo para enfrentares o término e saberes o que fazer. O importante é normalizar as tuas emoções e entender TODOS sem excepção, passamos pela as mesmas dificuldades.
Porém, devo apontar que estas fases podem não seguir a ordem exacta que estão descritas abaixo. Depende do estado em que o relacionamento se encontrava ou o que estiveres a fazer contigo depois do término.
Podes flutuar entre fases, voltar a mesma uma fase depois de já teres estado nela.
Cada processo é individual.
Dicas para aqueles que estão no limite:
As dicas que recomendo abaixo podem ser aplicadas em cada fase do luto em que te identificares. Elas te irão ajudar a enfrentar essa fase de forma menos sofrida e passar para fase seguinte.
– Procura terapia. Sou exemplo vivo de que esta dica funciona. Eu, depois de várias recaídas no meu antigo relacionamento. Procurei uma psicóloga, na primeira sessão disse assim para ela: ” Eu e meu namorado terminamos. Eu sei que ele irá insistir para voltarmos e eu não quero voltar”.
Aqui estou, 2 anos depois. Nunca mais voltei. Nunca subestimes o poder de decisão. E da terapia.
A terapia ajudar-te-á aperceber em que fase do luto te encontras e validar as tuas emoções em cada fase. A dor vai se tornar mais suportável se entenderes o luto e as fases dele.
(RECOMENDADO A FAZER EM TODAS AS FASES)
– Chora e fala mal do/a ex para tuas amigas/os, fala até te cansares. Mas um dia, (que deve ser breve) decide que esse assunto já não voltará a ser falado.
(IDEAL NA FASE DA DEPRESSÃO)
– Dá um nome pitoresco ao indivíduo: “Aquele Cujo O Nome Não Deve Ser Pronunciado” (se não queres falar o nome dele); Voldemort (para os possessivos, ciumentos); Dementador (para aqueles que sugam a tua energia vital e até o teu dinheiro), o Coiso (que é um pouco de várias coisas).
Enfim, deixa a tua imaginação brincar.
(IDEAL NA FASE DA RAIVA)
– Lista os defeitos todos do teu/tua ex. Lista todos momentos ruins do relacionamento, principalmente os mais dolorosos. Agarra-te a essa lista como se fosse o teu mundo. E lê essa lista cada vez que te sentires tentada a atender uma chamada, a responder uma mensagem ou quando sentires saudades.
(RECOMENDADO FAZER NA FASE RAIVA E FAZER REELEITURA NA FASE DA DEPRESSÃO E NEGOCIAÇÃO)
– Precisas de trabalhar em aceitar o término. Questiona-te: “Esse relacionamento está a levar-me a ser uma pessoa melhor?”. “Porquê que insisto em querer ficar em relacionamento que me faz mal?”
Questiona tudo e leva essas questões para terapia.
(FAZER EM TODAS AS FASES)
– Gary Lewandowski (professor e psicólogo de relacionamentos), em sua TED-Talk, diz que, de acordo com as suas pesquisas, uma separação pode levar a perda do “eu”. Uma parte do nosso “eu” vai com a outra pessoa.
O término traz uma sensação de vazio, de que nada faz sentido. Totalmente normal. Sendo assim, precisas de preencher esse vazio com algo.
É cliché, mas resulta sempre: NOVA ROTINA!
Inscreve-te em uma actividade física, curso, ginásio, de preferência uma actividade em grupo, para conheceres outras pessoas e aprender outras coisas.
Não recomendo neste momento te envolveres emocionalmente, nem fisicamente com ninguém. Este momento é sobre ti, sobre a tua jornada, sobre curar e viver o luto do relacionamento.
(ALTAMENTE RECOMENDADO EM TODAS AS FASES)
– Bloqueia e coloca-te em modo “radio-silêncio“!
Esta é difíci, eu sei. Mas tem que ser.
Não atende, não responde, não diz NADAA! E acredita, eventualmente, ele vai vir atrás de ti. Ferozmente, aguçado, com promessas ainda mais grandiosas de amor eterno, vai dizer-te tudo o que sempre quiseste ouvir.
MASSS a palavra de ordem é ignorar. A probabilidade de ele realmente ter mudado é de 0,000000000000000000000000000001%.
Assim como tu, ele está em crise de abstinência da tua presença, contudo, assim que voltares. Todo drama voltará também.
Acredita, voltar, não vai fazê-lo mudar! Não vai!
(FAZER EM TODAS AS FASES)
– Lê livros e procura informação sobre estilos de apego.
Existem 3 grandes tipos de estilo de apego – ansioso, evitante e securo. Entender qual é teu estilo de apego é fundamental para entenderes as tuas dores. E se o teu estilo de apego não for funcional, ele pode ser ajustado em TERAPIA.
Para começar recomendo este livro: Ligados, de Amir Levine.
(ALTAMENTE RECOMENDADO – MUDA A TUA PERSPECTIVA DE VIDA)
Para aqueles que têm recaídas:
Sem não consegues sair do relacionamento, se tens algum tipo de dependência emocional, financeira, etc. Fica, vai ficando até ganhares força para sair.
Durante isso segue abaixo algumas dicas para seguires enquanto te manténs na relação.
(Disclaimer: Estas dicas de forma nenhuma são recomendadas para relacionamentos que em existe qualquer tipo de violência.)
– Se não tens força para sair do relacionamento, começa por tratar da tua auto-estima dentro do relacionamento. Pouco vais ganhar a percepção certa daquilo que mereces.
Se não queres ajuda psicólogica, procurar por pastor, xamã, mentor, alguém que siga essa caminhada contigo, porque o ínicio não vai ser fácil.
– ELEVA-TE! Foca em ti. Cuida da tua aparência, da tua saúde mental, dos teus projectos, aprende novas skills. Then, dump him! Or her!
E claro, fazendo todo esse trabalho em ti, não voltarás para o teu ex novamente se que ele permanece exactamente a mesma pessoa!
GIRL NO! Estarás a reduzir o teu valor e a reforçar no teu inconsciente que não mereces melhor. NEXT! AND BETTER!
Coisas a não fazer com o ex:
- Tentar ser amiga do teu/tua ex, parece inofensivo, mas te irá magoar. (Amigos?! Talvez daqui à 30 anos);
- Comunicar de forma alguma, nem por recadinhos de terceiros;
- Procurar vingança, a melhor vingança é NADA! É estares curada! Desenvolve o teu auto-domínio.
- Pedir para reconciliar (principalmente se foi a outra pessoa que pediu para terminar).
Em suma:
O que te posso dizer é que terminar um relacionamento é duro, mas não impossível, vai ficar tudo bem.
Inicialmente pode parecer impossível seguir estes steps, mas digo que sim, é possível.
Segura no pensamento a pessoa livre, feliz e brilhante que serás longe do teu/tua ex e mantem essa luz acesa e segue o plano.
Se começares essas dicas em 21 dias vais começar a sentir-te bem melhor.
Não caias no erro querer reviver as memórias positivas. Guarda-as para ti e continua o processo. Os relacionamentos, sejam, familiares, de amizade, amor, devem ser a melhor coisa da tua vida. Eles não podem deixar marcas profundas e traumatizar-te. Tu mereces melhor, vais sobreviver!
Este artigo esta escrito maioritariamennte no feminino mas é aplicavél a qualquer género. Partilha com alguém que sabes que está a passar por um momento díficil ❤️.
2 respostas
I loved this article, the analysis of all the different phases and the considerations in the end! To me this is a very useful guide, thank you!
Ps: The tip ” Dá um nome pitoresco ao indivíduo” it’s a very nice idea 🤣
🤣🤣🤣🤣