Mensagens do nosso organismo
Como um dos principais agentes que participam nas nossas actividades diárias – as mãos revelam muito sobre o estado da nossa saúde.
Por exemplo, a cor pode indicar problemas de oxigenação e/ou circulação. O inchaço pode revelar problemas de circulação ou reações as mudanças de clima.
A textura fina e manchas podem indicar sinais de envelhecimento precoce. O aspecto seco e áspero podem ser um indício desidratação.
A forma e tamanho das unhas podem indicar anemia, deficiências nutricionais, infecções por fungos, etc.
Por exemplo, reparei que a minhas unhas ficaram mais fortes quando mudei a minha dieta para uma ingestão regular e consistente de proteínas.
Eis alguns cuidados que podes ter com as tuas mãos.
Step One – Lavagem das mãos
Primeiramente, começando pela lavagem. Sabemos o quanto é importante lavar as nossas mãos. Lavagem essa que deve ser frequente e de forma correta.
Recomendo lavares as mãos com sabonete neutro ou hidratante – o mais indicado é o sabonete de glicerina.
Lava-as tendo especial atenção entre os dedos e por baixo das unhas (esfregando a ponta dos dedos na palma das mãos).
Step Two – Cuidado e Hidratação
EVITA roer as unhas! Além de ser um hábito que deixa as unhas feias, é nocivo para o nosso organismo (desde ingestão de bactérias, até acumulação de resíduos no organismo, que pode gerar apendicite). Uma forma de livrar desse hábito é colocar verniz amargo. (Indico abaixo um.)
Por outro lado, deves ter atenção, uma vez que roer unhas pode ser um sintoma de questões emocionais não tratadas e que só se consegue tratar com ajuda terapêutica profissional.
MANTEM as unhas bem cortadas e as cutículas hidratadas. A contrário do que praticado por algumas profissionais de estética, as cutículas não devem ser removidas. Elas têm a função de proteger as unhas em toda a base impedindo entrada de bactérias e fungos.
TIP: Se colocas frequentemente unhas de gel/acrílico, tenta de vez em quando remover os produtos e deixar a tua unha respirar.
USA removedores de unhas sem acetona. A acetona é um removedor de verniz muito potente, mas que por outro lado enfraquece a camada protectora da unha e resseca a pele.
HIDRATA, HIDRATA, HIDRATA! Por dentro e por fora. Usamos a palavra “hidratação” de forma leviana. Porque existe apenas um único agente hidratante no mundo – ÁGUA!
O resto é gambiarra! kkkkk
O correto seria hidratar através da água (ingerindo) e umectar com cremes. Sendo assim, devemos beber bastante água, que contribuirá para o bom do estado da nossa pele em geral, inclusivé as nossas mãos. E em conjunto colocar um creme emoliente.
Como creme emoliente, tenho usado este “Creme Reparador de Mãos – SOS” da MyLabel – Continente. Experimentei com uma colega de trabalho e fiquei agarrada, além de ser baratinho (1,69€), é um creme rico que não deixa resíduos ou sensação gordurosa.
Recomendo também a mascára de mãos “Hydra’Reset” – Fenty Skin. É uma mascára boa, bem rica, untuosa e cheira maravilhosamente. É para ser usada noite, sem precisar de ser removida.
TIP: Turbina efeito o teu creme/mascára aplicando logo em seguida da lavagem das mãos, enquanto elas ainda estão húmidas.
Eu molho as minhas mãos de próposito para colocar a mascára de mãos da Fenty e acordo com as mãos bem fofinhas no dia seguinte, querendo passar na cara de toda gente. Hahahaha
Step Three – Protecção
Por último e não menos importante, recomendo o uso de luvas durante a manipulação de produtos de limpeza e lavagem da louça.
Evita o contacto com agentes agressivos – a versão standard do detergente Fairy é óptimo para lavar a louça, mas terrível para mãos. As minhas unhas ficavam igual à papel.
Quando mudei para gama “Fairy Limpeza e Cuidado”, as minhas unhas agradeceram. Existem outras marcas que também têm gamas mais gentis para as mãos.
Como forma de evitar manchas e envelhecimento precoce por exposição solar e radicais livres, o uso de creme de mãos com protector solar é M A N D A T Ó R I O!!!
Recomendo:
A Academia Americana de Dermatologia recomenda o uso de protetor solar ou o uso de luvas de protecção UV para pessoas que utilizam frequentemente aparelho UV de secagem de unhas.
Embora a exposição a radiação UV seja de curta duração, ela é forte. Existem tipos de 2 lâmpadas de secagem – LED e UV.
Ambas emitem radiação UV, porém a lâmpada LED emite uma radiação UV menor.
Conversa com a tua esteticista . E observa as tuas mãos.
Tens alguma outra dica que acrescentarias aqui?
Diz nos comentários.
Uma resposta
Bom artigo, Katie. Muito. Continua.